Conheça toda a representação desse objeto na vida de uma criança.
POR QUE AS CRIANÇAS GOSTAM TANTO DE CALÇAR OS SAPATOS DOS PAIS?
Dentro da barriga da mãe, os bebês chutam para se ajeitar numa melhor posição ou, às vezes, só querem avisar que estão ali dentro, ouvindo quando alguém lhe dirige a palavra.
Depois de nascido, o pé do bebê fica mais na boca do que no chão! Talvez seja pelo fato do bebê querer experimentar qual é o gosto do caminhar.
Quando começa a engatinhar, o olhar fica voltado para o chão e as crianças enxergam o mínimo com uma grandeza que só elas têm. Tornam-se exímios “encontradores” de tudo o que adultos não querem e guardadores dos que os adultos procuram. A intensidade mora nas crianças.
Elas observam o caminhar, os passos ou as rodas, os sapatos, os dedos das pessoas que as rodeiam e, pouco demora, já estão a ficar sobre as pernas. Aprendem não só a colocar um pé na frente do outro, como se equilibrar. Aprendem a seguir cada traço que os nossos passos desenham. Talvez seja por isso que brincar de colocar os pés nos sapatos dos pais seja tão divertido e significativo. As crianças observam os passos de seus pais desde que nasceram e agora que já conseguem andar com as próprias pernas querem seguir e se constituir nos passos dos pais.
Neste projeto que a professora Marina Borges trabalhou com o Infantil I Vespertino (2 a 3 anos de idade), pode-se ver as crianças trabalhando a matemática (classificando os pares, contando quantos sapatos havia no total), brincando de calçar, caminhar, correr e trocar com os colegas. “O projeto é sobre o movimento do corpo. Nesse momento, estamos falando de identidade. Ao trabalhar com os sapatos, nos conhecemos um pouco mais, percebemos nas falas das crianças o que elas carregam com elas e observamos que elas são repletas da identidade dos pais”, explica Marina.
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